O Núcleo de Vila do Porto do Museu de Santa Maria, inaugurado em 2018, encontra-se instalado em dois imóveis da zona histórica de Vila do Porto, tem como objetivo divulgar a história da ilha, desde a sua descoberta e povoamento até à construção do aeroporto. Tem ainda uma sala para exposições temporárias e/ou outros eventos culturais, uma sala de audiovisuais e um espaço educativo.
Um dos imóveis era a antiga residência do mariense Manuel Monteiro Velho Arruda, historiador e médico açoriano. Os seus trabalhos genealógicos permitiram traçar as genealogias de muitas famílias marienses, de forma completa e extensa. As suas contribuições e estudos são considerados entre as melhores fontes para o conhecimento da história da ilha de Santa Maria.
O segundo imóvel é conhecido como Casa do Capitão do Donatário e pensa-se que tenha pertencido a João Soares de Sousa, 3º capitão donatário. Terá iniciado a sua governação por volta de 1522, mantendo-se no cargo até 1571, ano da sua morte. Este imóvel encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público, pelo Decreto n.º 44452, de 5 de julho de 1962.