Eventos

2.ª ESCOLA DE CAMPO SOBRE GEODIVERSIDADE IBÉRICA E MACARONÉSICA «ILHA DE SANTA MARIA (AÇORES), ONDE OS VULCÕES E AS FORMAS DE VIDA ESTÃO IMPRESSOS NAS ROCHAS»

2.ª ESCOLA DE CAMPO SOBRE GEODIVERSIDADE IBÉRICA E MACARONÉSICA «ILHA DE SANTA MARIA (AÇORES), ONDE OS VULCÕES E AS FORMAS DE VIDA ESTÃO IMPRESSOS NAS ROCHAS»

A Associação Portuguesa de Geólogos (APG) e a Associação Espanhola para o Ensino das Ciências da Terra (AEPECT), lançaram um projeto conjunto com o objetivo de destacar a importância da geologia e da geodiversidade no ensino das geociências.
O comité organizador propõe um programa concebido para complementar e expandir os resultados alcançados na primeira edição desta série contínua de Escolas de campo.
OBJETIVOS
• Aumentar a consciencialização dos professores sobre o vulcanismo, especialmente o vulcanismo da junção tripla de placas tectónicas, excepcionalmente representado no Arquipélago dos Açores, e a geodiversidade que este gera.
• Fornecer conhecimentos avançados sobre a dinâmica deste tipo de vulcanismo através de palestras inspiradoras ministradas por especialistas.
• Demonstrar as principais características físicas, paleontológicas e biogeográficas que este tipo de processos geológicos produz, bem como a sua evolução ao longo do tempo.
• Promover atividades de campo como uma ferramenta poderosa no ensino de temas de Geociências.
• Dotar os professores participantes de uma série de materiais (e.g., fotografias, mapas, guias de campo) e atividades práticas prontas a serem utilizadas nas suas salas de aula com os seus alunos a um custo muito reduzido.

Local

Casa dos Fósseis/ Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo

Telefone

296 206 798

Email

info.sraac.cf-ciadp@azores.gov.pt