O Clube Asas do Atlântico é uma associação cultural, desportiva e recreativa que dá nome á emissora de rádio “Asas do Atlântico”. A história deste clube interliga-se com a história do próprio aeroporto e dos anos dourados da aviação em Santa Maria, surgindo da necessidade de preencher as horas de lazer das milhares de pessoas que chegaram à ilha entre 1944 e 1946.
A associação, ainda em atividade, surgiu a 5 de outubro de 1946 com o nome “Clube do Ganso”, passando em 1948 à designação atual. A sua projeção para o arquipélago e para fora dele, faz-se meteoricamente, através das atividades das suas secções e por força da audiência da sua Estação Emissora – CSB 81 – criada um ano antes.
Inicialmente e até ao princípio da década de setenta, o Clube Asas do Atlântico apenas podia ser frequentado por funcionários do aeroporto, com determinado nível social, ou naturais da ilha pertencentes às classes sociais mais privilegiadas. As direções teriam de ser ratificadas pelo Diretor do Aeroporto, que detinha o poder de vetá-las, se assim o entendesse, prática esta que só viria a desaparecer com o “25 de Abril”.
O Clube Asas do Atlântico é um autêntico baluarte da ilha de Santa Maria de visita obrigatória, tendo como principais atividades atualmente a rádio a emitir em FM na banda dos 103.2 Mhz, a realização anual do Rallie de Santa Maria e o seu Bar, em funcionamento todo o ano.