Em janeiro de 1981, os antigos membros da Comissão Administrativa do “Salão de Recreio” juntaram esforços para a construção da sede da delegação do Clube Ana e assim promover a vida associativa dos trabalhadores da ANA-E.P., através de atividades desportivas, culturais e recreativas.
A 8 de fevereiro do mesmo ano, é fundada a delegação do Clube Ana de Santa Maria e inaugurada a sua sede.
Em 1998, com a elaboração de estatutos próprios, o clube adquire forma jurídica autónoma, passando a designar-se Clube Ana de Santa Maria, Associação Desportiva, Cultural e Recreativa. A 10 de agosto de 1999, o Governo Regional dos Açores reconhece o estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública.
O Clube Ana de Santa Maria é na sua origem um clube de empresa. Contudo, desde a sua fundação que o clube soube abrir-se à comunidade e ser um verdadeiro dinamizador da vida cultural, desportiva e recreativa da ilha de Santa Maria.
Ao longo dos seus quarenta anos de existência o Clube Ana de Santa Maria teve o privilégio e a responsabilidade de contribuir para a formação cívica, social e desportiva de centenas de jovens, através da prática federada de diversas modalidades desde do Hóquei em Patins até á Ginástica, tendo hoje como modalidades o basquetebol, karaté e voleibol.
Conta ainda com as seguintes infraestruturas: Pavilhão Desportivo, Sala de Formação, Polidesportivo Exterior, Caixa de Areia, Sala de ginástica e Musculação, Sala de Modalidades Individuais e Piscina.