Eventos

Impérios

Os Impérios do Espírito Santo são a festa mais popular e genuína que pode encontrar em Santa Maria. O culto ao Divino Espírito Santo em Santa Maria difere muito das restantes ilhas dos Açores. Acredita-se que a primeira missa celebrada em honra do Espírito Santo tenha ocorrido na freguesia de Santo Espírito.

Por cá, os impérios são utilizados como forma de pagamento de promessas, feitas pelo Imperador ou Imperatriz, relacionadas com questões de saúde ou outra aflição. Estes são os responsáveis pela organização do império.
As irmandades marienses não são formais, sendo que apenas se formam durante o tempo necessário para a realização do império e dissolvem-se logo após o fim deste. O local onde se servem as sopas e armazenam os utensílios para a confeção e distribuição das sopas é conhecido por copeira. Em Santa Maria, as sopas são distribuídas para todos e de forma gratuita. Ao lado das copeiras existem ainda os chamados triatros, local onde se prepara a distribuição do pão da mesa e onde é hábito os foliões atuarem.

Os foliões de Santa Maria diferem muito dos foliões das restantes ilhas. Acredita-se que a forma como cantam e entoam as letras das músicas tenha influências mouriscas, do tempo em que a ilha sofria invasões de piratas e corsários.

O culto ao Divino Espírito Santo, apesar das diferenças de ilha para ilha, assume-se como um dos traços principais da açorianidade e como o verdadeiro traço cultural unificador de todo o arquipélago dos Açores.

Data

Junho a agosto

Local

Todas as freguesias da ilha