O Convento de São Francisco, construído no século XVII e reformado posteriormente, é classificado como IIP – Imóvel de Interesse Público pelo Decreto nº 251/70, DG, 1.ª série, n.º 129 de 03 junho 1970 e encontra-se incluído na Zona Classificada de Vila do Porto.
O edifício, que alberga atualmente a Câmara Municipal, é formado por igreja e zona regral implantada no lado esquerdo.
Agrega em si a Igreja de Nossa Senhora da Vitória, que desemboca em três capelas na sua fachada lateral direita: a do Santo Cristo virada à frontaria, e duas laterais profundas, a das Almas aberta para a nave e a do Santo Sepulcro para a capela-mor.
Destaca-se no interior, a antiga capela das Almas, atualmente de Santo António, revestida a azulejos de padrão de massaroca, de meados do século XVII, integrando dois painéis alusivos à vida de Santo António.
Possui uma torre sineira, que não é permitida a visita, e o convento, de dois pisos desenvolvidos em torno de um claustro quadrangular, possui no rés do chão alas com arcadas abatidas, sobre pilares, e o primeiro piso tem janelas de varandim de verga abatida, atualmente transformadas em janelas de peitoril. No centro encontra-se uma cisterna sobrelevada do pavimento.
Local: Jardim Municipal, freguesia de Vila do Porto