A Casa dos Fósseis // Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo foi fruto da reconstrução de um imóvel no início da zona histórica de Vila do Porto.
Este Centro alberga o espólio do naturalista Dalberto Pombo, pioneiro no estudo da diversidade geológica e biológica da ilha e dos Açores, e tem como principal objetivo promover o conhecimento do património natural, de uma forma dinâmica e interativa, com carácter educativo e científico.
Aqui, o visitante tem a oportunidade de estabelecer contacto direto com animais reconstituídos, como borboletas e escaravelhos dos Açores e do mundo, aves migratórias com rotas pela ilha, e conhecer a viagem da espécie caretta caretta (tartaruga-boba).
Para dar a conhecer os fósseis marinhos, de importância internacional e únicos no contexto açoriano, foi criada uma nova ala no Centro, a Casa dos Fósseis, onde o visitante pode observar exemplares da coleção do naturalista e da coleção de referência da Universidade dos Açores.
A Casa dos Fósseis proporciona uma viagem em 3D pela formação geológica da ilha, do passado ao presente, focando a importância da sua riqueza paleontológica no contexto internacional. Os visitantes poderão ainda conhecer alguns investigadores de prestígio mundial com destaque nas áreas da geologia, paleontologia, biogeografia e estratigrafia. O jogo interativo disponível nesta ala permite ainda aos visitantes a experiência de serem paleontólogos.