Clima

Conhecida como a “ilha amarela”, Santa Maria é a que recebe mais sol de todas as ilhas açorianas e as suas temperaturas são mais elevadas e com características morfológicas distintas.

O clima de Santa Maria caracteriza-se por ser temperado mediterrâneo de cariz marítimo. As características orográficas intrínsecas à ilha oferecem o melhor clima no Arquipélago dos Açores, resultado da sua localização geográfica (a ocidente do continente Africano) e aliado ao seu relevo específico, distinto das restantes ilhas.




Inverno e Verão


Os Invernos são amenos e chuvosos e os Verões apresentam-se relativamente quentes, proporcionando-se meses secos. O período estival desta ilha caracteriza-se por ser o mais longo comparativamente às restantes ilhas açorianas, apresentando as temperaturas médias mais elevadas e as humidades relativas e valores de precipitação mais baixas.

Com fracas amplitudes térmicas, as temperaturas médias anuais variam entre 12°C (54°F) no inverno e 25°C (77°F) no verão, sendo agosto o mês mais quente, contrastando com fevereiro, que é o mês mais frio. O mês mais chuvoso é outubro e o menos chuvoso é maio.

De destacar que na parte Nordeste e Este existe um microclima muito próximo do clima temperado marítimo, refletindo-se em Invernos e Verões ligeiramente mais frios e chuvosos, consequência do relevo mais montanhoso e pela exposição das vertentes sombrias e de menor insolação, podendo, inclusivamente, levar à ausência de meses secos.