A observação de aves é uma atividade que concilia o turismo com o conhecimento da dinâmica de movimentação das aves, sendo o arquipélago dos Açores local de paragem obrigatória para os/as amantes desta atividade. A riqueza do arquipélago, em especial da ilha de Santa Maria, é que além das aves que chegam dos continentes aos Açores, existe uma rica avifauna residente.
Em Santa Maria pode conhecer a estrelinha de Santa Maria (Regulus regulus sanctae mariae), espécie única no mundo. Esta é considerada a mais pequena ave europeia com cerca de 5 gramas e aproximadamente 9 cm. Atrai a atenção com os seus chamamentos bastante agudos e com a sua coroa de penas no topo da cabeça com cores entre o amarelo e o laranja.
Possível de ser praticada na ilha de Santa Maria, quer seja por iniciativa do/a visitante ou mediante a contratação do serviço pelos operadores turísticos locais.
Aconselha-se a passagem pela Casa dos Fósseis // Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo para mais informações sobre esta atividade, bem como a consulta do “Guia do Parque Natural de Santa Maria”, edição Governo Regional dos Açores, Secretaria Regional do Ambiente e do Mar – Parque Natural de Santa Maria (2012).